quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A Princesa Mononoke (Mononoke Hime) [1997]


“A Princesa Mononoke” é um dos filmes mais populares do mestre Hayao Miyazaki. A nova edição em DVD é a primeira que faz justiça a este marco do cinema de animação. 

Um dos títulos fundamentais do criativo e lendário Estúdio Ghibli, A Princesa Mononoke é uma das imagens de marca do seu realizador e foi, no ano do seu lançamento, o filme mais rentável de sempre nas salas de cinema japonesas. Pouco depois foi ultrapassado pelo campeão Titanic, mas curiosamente, Miyazaki voltaria ao primeiro lugar poucos anos depois, com A Viagem de Chihiro, cujo recorde de bilheteira no país ainda se mantém até hoje. 

No entanto, tendo em conta a popularidade mediática ou não, A Princesa Mononoke é uma obra essencial do cinema de animação e do cinema oriental contemporâneo em particular. E mais do que isso, é a resposta definitiva para todos aqueles que continuam a achar que os “bonecos” são só para crianças – o filme é violento, profundo, e as dimensões dramáticas e mitológicas da narrativa escapam ao olhar dos mais novos. As imagens falam de uma outra maneira, sem precisarem dos diálogos, atingindo subtilezas na caracterização das personagens e dos ambientes que se tornaram um modelo para muitos outros estúdios de animação.

O texto integral pode ser lido na Máquina de Escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).