sexta-feira, 13 de março de 2015

Citizenfour [2014]


Vencedor do Óscar para Melhor Documentário, ‘Citizenfour’ mostra os bastidores do caso Edward Snowden, ligando uma série de factos impressionantes sobre o gigantesco “Big Brother” da vida real. 

O filme de Laura Poitras cumpre um exercício de “exploração dos bastidores” da polémica, desde os primeiros encontros com Snowden até às maiores controvérsias geradas pela divulgação de informações sobre a NSA (como por exemplo, o caso de uma rutura diplomática entre os EUA e a Alemanha). Mas a acrescentar a tudo o que já sabíamos, que acompanhamos como se estivéssemos a fazer uma revisão da matéria dada, Poitras acrescenta outros dados insólitos, e atribui ao caso uma autenticidade superior – graças ao elevado realismo da câmara, da sólida construção da “narrativa” documental, e da exposição de vários pontos de vista sobre as consequências das ações de Snowden. 

Leiam a crítica integral na Máquina de Escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).