A Dois Passos do Estrelato (20 Feet From Stardom) [2013]


São histórias de vidas que se dedicaram à música e que têm no ato de cantar a sua maior paixão. Mas em vez de se focar nos protagonistas que adquiriram fama e glória no mundo da música, A Dois Passos do Estrelato centra-se nas mulheres que fizeram História na arte dos back vocals, as vozes de apoio que deixaram a sua marca em várias gravações incontornáveis e que fazem, em muitos casos, os momentos mais memoráveis das canções que interpretaram. É uma parte sempre desprezada e ignorada do trabalho musical, e este documentário, realizado por Morgan Neville, pretende reavivar o talento destas poderosas artistas, imprescindíveis para vários dos músicos conceituados que são entrevistados ao longo de quase hora e meia de filme (onde encontramos Bruce Springsteen, Stevie Wonder, David Bowie, Mick Jagger, entre outros), e que prestam homenagem às cantoras injustamente desconhecidas do grande público, ou pelo menos, inferiorizadas. 

Através deste olhar para as personagens “secundárias” da música, e para as histórias que contam na primeira pessoa, conseguimos entender melhor a grande importância que elas têm para o impacto das bandas e dos concertos na opinião pública e na forma de se ouvir e compreender esta forma de arte, pelos críticos, pelo público e pelas próprias pessoas que fazem da música a sua profissão. 

 Grande parte da beleza de A Dois Passos do Estrelato reside nas lindíssimas vozes das lendárias cantoras de apoio, que contam pormenores curiosos sobre o percurso das suas carreiras, os dramas vividos nas sucessivas tentativas de procurar e alcançar a fama, e todas as razões que as levaram a gostar de cantar. O filme é o testemunho de uma cultura, de um modo de vida afro-americano, muito marcado pela importância das igrejas durante os primeiros anos de vida destas artistas, que cultivam o canto nos seus modos de evangelização, e que fazem dos coros gospel a sua imagem de marca – e que é um estilo de música ao qual ninguém pode ficar indiferente, independentemente das crenças e ideias de cada um.

Leiam a crítica integral no Espalha Factos.

Comentários

  1. "A Dois Passos do Estrelato" foi uma agradável surpresa e gostei bastante de ver este excelente documentário, recomendo que o vejam vivamente pois é brilhante e cheio de vida.
    "Twenty Feet from Stardom" é um dos meus documentários favoritos e fala de um tema bastante interessante, é um filme cheio de música e garra.
    5*
    Podem ler a análise completa em http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/03/a-dois-passos-do-estrelato.html
    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).