terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Filmes em 60 segundos: A Onda (Die Welle) [2008]


Querendo provar que o nazismo é ainda possível na actualidade, um professor cria um esquema autocrático, que influencia os alunos a pensarem de uma determinada forma, sem sequer darem por isso. A vida dos estudantes será condicionada pelos rituais (alguns extremamente fanáticos) e pelo objectivo comum a todos – e que pode ser bem mais perigoso do que imaginam. Com uma realização mais televisiva do que cinematográfica (a montagem faz lembrar um anúncio publicitário), «Die Welle» pega num tema delicado para a Alemanha, mostrando como, afinal, o nazismo não está tão enterrado nos livros de História. Para o bem ou para o mal, os jovens associam-se numa comunidade à qual, depois, não conseguem escapar, devido à obsessão irracional que fundamental e que consideravam algo do passado. Psicologicamente assustador, «Die Welle» despe as fragilidades humanas, propícias para os totalitarismos, e expõe com grande audácia como tão facilmente se consegue manipular a humanidade.

★ ★ ★

2 comentários:

  1. Está muito bem pensado e relembra que a juventude, por muito rebelde que seja, é facilmente manipulável. Se calhar é um filme interessante, por exemplo, no contexto das praxes, de que tanto se fala ultimamente.

    ResponderEliminar

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).