Filmes em 60 segundos: Inimigos Públicos (Public Enemies) [2009]


O mais recente filme de Michael Mann, «Public Enemies», é quase como uma sequela de «Heat» situada na Grande Depressão – e com uma história baseada em acontecimentos reais. A caça do inimigo público n.º 1 John Dillinger (Depp numa formidável composição) pelo agente do FBI Melvin Purvis (Christian Bale) é o eterno jogo do “gato e rato” e da luta entre o Bem e o Mal (conceitos que nunca ficam separados pelas personagens que, pela Lei da Lógica, os representam) que apenas Mann consegue filmar com esta intensidade. Único aspecto negativo: algumas cenas parecem saídas de um episódio de «Cops». O Cinema de acção quer-se movimentado e atribulado, mas dispensam-se imitações de “reality-shows”, mesmo que se tratem das maiores inovações tecnológicas. Fora esse pormenor, «Public Enemies» é uma obra subvalorizadíssima, e um fenomenal regresso de Mann às grandes obras do “Cinema de Acção de Autor” que só ele sabe fazer.

★ ★ ★ ★ 

Comentários

  1. Vi-o apenas quando estreou no cinema, mas a sensação que tenho é de que me pareceu um filme que não acrescenta muito ao género. Fiquei um pouco desiludido.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).