quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Filmes em 60 segundos: O Falso Culpado (The Wrong Man) [1956]


Manny Balestrero (Henry Fonda) é um músico acusado de um crime que não cometeu – um dos temas preferidos de Alfred Hitchcock – em «The Wrong Man», uma história real que tem proporções tão invulgares e curiosas que o próprio realizador faz uma introdução ao seu filme, alertando que o espectador está prestes a ver uma história que possui “elementos mais estranhos do que toda a ficção de muitos dos thrillers que fiz antes”. O que atrai o cineasta para este caso é a forma tão simples como se condena um indivíduo isento de qualquer culpa, e é isso que vemos na performance de Fonda, e na alteração do estado psicológico da mulher da sua personagem, Rose (Vera Miles é magistral). Indiscreto e incisivo, Hitchcock assinou um filme diferente, entusiasmante e cativante, onde vemos o suspense a entrar na vulgaridade do real neste retrato inquietante e preocupante de um problema muito sério.

★ ★ ★ ★ 

4 comentários:

  1. É dos filmes do Hitchcock que tenho mais curiosidade em ver, até pelo Henry Fonda.

    ResponderEliminar
  2. Vi-o há muitos anos, e ficou-me uma sensação de opressão, como aqueles pesadelos de que queremos sair e não conseguimos. Achei a interpretação do Henry Fonda magistral, como o homem que é demasiado impotente para vencer o sistema. Vou rever em breve para o meu ciclo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, este ano é o de Hitchcock na janela! Espero pela crítica! :)

      Eliminar

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).