O grande ator que passou em Portugal


Peter O' Toole
1932 - 2013

Morreu um grande ator este fim de semana, cujo papel em «Lawrence da Arábia» basta para ser um nome imortal da Arte sétima. Mas na avalanche de notícias que saíram sobre O' Toole após a sua morte, um momento exibido nos telejornais da SIC causou-me espanto/sensação de desgosto acompanhado pelo pensamente "ainda há pessoas muito idiotas para deixarem aparecer momentos constrangedores envolvendo grandes figuras só porque lá pelo meio aparece uma carinha laroca da estação".

É que da única vez que Peter O' Toole veio mediaticamente a Portugal, apresentou um prémio nos Globos de Ouro. Foi um momento tão memorável que a apresentadora Bárbara Guimarães deu um novo nome à personagem mais famosa do ator: Lourenço of Areibia.

Felizmente, as deprimências são esquecíveis, porque os grandes talentos é que acabam por prevalecer na "persistência da memória", mesmo que não sejam recordados por tanta gente como a que sabe agora na ponta da língua todas as ilustres individualidades que deixaram o nosso mundo nos últimos dias (outra delas foi a brilhante atriz Joan Fontaine, protagonista de «Rebecca»). Porque o que interessa é que o ator deixou uma grande marca neste mundo, e explorá-la poderá ser algo de enriquecedor.

Que descanse em paz o grande Peter O' Toole, e que T. E. Lawrence viva na eternidade.

Comentários