Mandela: Longo Caminho para a Liberdade [2013]


Nelson Mandela é tão conhecido e acarinhado que seria arriscado elaborar uma obra que não soubesse homenageá-lo tal como merece. E Mandela: Longo Caminho para a Liberdade não é só uma grande homenagem à personalidade, como é também uma reflexão sobre o seu poder de liderança e do seu exemplo no povo sul-africano. Não fosse a coragem e a sensatez deste líder e das suas convicções, e o seu país teria tomado um rumo completamente diferente daquele que conhecemos hoje tão bem. 

É um filme com uma grande intenção de querer continuar a preservar o legado inspirador de Mandela, que se vê com muito interesse e que enriquece o nosso conhecimento sobre o homem, as suas amizades e a sua perspetiva das coisas, que luta contra o ódio e entra na batalha pela liberdade e igualdade na África do Sul. Toda esta história da História é ainda polvilhada por grandes momentos de banda sonora (cujo maior destaque vai para a nova música dos U2, composta propositadamente para esta película) e pelo manifesto social que nos alerta para as desigualdades e para os múltiplos problemas que, na atualidade, a Humanidade tem de enfrentar. 

Captando o mediatismo e reconhecimento do ícone, e a forma como este prestígio o ajudou, a pouco e pouco, a tornar-se um homem cujos valores e ensinamentos são seguidos e aplaudidos em todo o planeta, a obra não esconde nada desses pontos fulcrais da vida de Mandela, apelando a uma perspetiva mais humana e aprofundada do contexto e dos seus condicionalismos. É um hino a um país que terá de continuar a guiar-se pelos ensinamentos deixados pelo seu maior líder, e torna-se aos nossos olhos numa ótima e até provocadora experiência cinematográfica. Para contar a história de Mandela não se fez um filme inovador, mas um objeto revelador e uma biopic cativante e estimulante, que aborda temas não tão divulgados da sua vida e que nos faz acreditar que a passagem desta gigantesca figura não desaparecerá da memória da Humanidade. 

Leiam a crítica integral no Espalha Factos.

Comentários