sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Mentira de Armstrong [2013]


Pouco tempo depois de ter sido finalmente desmascarada, a fraude de Lance Armstrong é agora levada ao ecrã, através de um interessante e revelador documentário que mostra o poder do mediatismo do ciclista e a manipulação exercida sobre os seus fãs de todo o mundo.

A Mentira de Armstrong explora profundamente toda a controvérsia que rodeou a carreira de Lance Armstrong e a construção de uma das maiores mentiras da História do Desporto. A princípio, a ideia do realizador Alex Gibney passava por filmar o regresso da figura ao ciclismo em 2009. Mas o conceito acabou por ser posto de parte, até que, no princípio de 2013, Lance Armstrong finalmente assumiu a fraude que protagonizou como profissional. E o realizador decidiu aproveitar as filmagens de 2009 para esclarecer a mentira que enganou muitas pessoas (incluindo-o também). O resultado é uma abordagem de proporções inimagináveis a Armstrong, à mentira e aos que nela estiveram envolvidos, e às transformações sociais e económicas que a mesma originou no ciclismo e nos media.

A Mentira de Armstrong explora os dois surpreendentes lados da questão polémica e todos os envolvidos na grande máquina ilusória que envolveu um dos maiores ciclistas de sempre, a nível temporário. É uma história de Poder que disseca todas as mentiras e os atores desta grande peça que se prolongou por uma incrível quantidade de tempo, deixando consequências arrasadoras para muitos dos seus participantes. E será que há ainda mais coisas para serem desmentidas e descobertas? Haverão mais segredos por revelar?

Leiam a crítica integral no Espalha Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).