quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Louie - a série de comédia mais cómica da atualidade

Não me dou muito bem com séries de televisão, principalmente as americanas. Poucas são as que consigo ficar suficientemente agradado para conseguir seguir regularmente. Entre essas séries "de topo", para a minha pessoa, encontram-se, neste preciso momento, apenas duas (algumas que vou falando por aqui no blog, apesar de ter gostado muito, perco um pouco a paciência para as ir acompanhando de episódio em episódio, ou então porque perco a oportunidade de o fazer): a fantástica história dramática «Breaking Bad» (nunca uma série de 45 minutos me tinha deixado tão viciado - estou a caminho da quinta temporada), e «Louie», uma série muito cómica, escrita e protagonizada pelo brilhante stand-up comedian Louis C.K.

«Louie» é uma série que pega num conceito algo usado em outros programas de humor americanos: a comédia de embaraço (presente em séries como «Curb Your Enthusiasm», de Larry David, e cá em Portugal, n'«Os Contemporâneos»). Mas «Louie» não precisa de ser original a 100% para ter piada: são as situações que vamos acompanhando no dia a dia de Louis C.K que fazem toda a festa, rematadas sempre pelos seus momentos hilariantes de stand-up comedy (tal como na sitcom «Seinfeld», considerada a mais lucrativa de todos os tempos), numa junção perfeita e que, além disso, parece-nos sempre ser muito próxima da realidade, o que nos aproxima mais da série. 

As histórias de cada episódio de 22 minutos são sempre hilariantes, inteligentes e cativantes, mostrando o dom de Louis C.K para a comédia e para a escrita de humor para  televisão. Cada episódio passa num instante e dá logo vontade de ver outro de seguida (para mim, é o ingrediente ideal para que eu siga uma série de uma ponta a outra - neste aspeto, «Breaking Bad» é totalmente semelhante), e apesar de não ser a série mais premiada ou vista da atualidade, é uma das que tem mais adoração pelo seu público, que segue fielmente cada nova peripécia de «Louie». E pelo que vi de outras séries, posso considerar, sem qualquer tipo de dúvida, que para mim esta é a série de comédia mais cómica da atualidade (qual «Modern Family», qual «Parks & Recreation»... «Louie» bate isso tudo!). Louis C.K vai participar no próximo filme de outro Mestre, o senhor Woody Allen, e ao ver «Louie», a série anterior (para o canal HBO) «Lucky Louie», que segue mais à risca as normais usuais da comédia de situação, e todos os momentos de espetáculos de stand up do humorista que estão disponíveis na internet, percebemos que temos aqui um grande talento, que poderá surpreender na nova obra do Mestre Allen. Mas enquanto o novo filme do realizador não estreia, não tiremos conclusões precipitadas, e vejamos mas é «Louie», porque vale mesmo a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).