quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mais um filme




Ontem à tarde pude (re)ver «Bowling for Columbine», o documentário que deu a Michael Moore o seu merecido Oscar. Tinha visto pela primeira vez este filme há uns dois anos quando passou na RTP2, mas já não me lembrava muito do filme, e a única memória a 100% era a da animação do filme ao estilo do South Park (mesmo que não tenha sido feita pelos criadores dessa mítica série de animação, o que gerou uma pequena polémica na altura por a animação ter muitas parecenças à série). Neste documentário, Michael Moore aborda mais um tema polémico. Como diz o slogan do filme, «Será que somos loucos por armas, ou simplesmente loucos?». Moore tenta abordar o facto de, nos EUA, ocorrerem tantos homicídios causados por armas de fogo. Como ele já nos habituou, com muito humor e, ao mesmo tempo, seriedade que sabe fazer reflectir o espectador, mesmo que ele não seja do país que é analisado por Moore. É um grande documentário, para mim o segundo melhor do Michael Moore dos três que vi (o melhor na minha opinião foi o mais recente, que eu tive oportunidade de ver no cinema, «Capitalismo - uma história de amor), e que todos deveriam ver.

Nota: ****1/2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).