quinta-feira, 17 de março de 2011

AVISO!

Alguns posts deste blog podem conter alguma ironia. O que é preciso é alguma genica para se perceber no que é que eu, em alguns textos, estou a ser irónico ou não (e não me chamem génio por fazer isso nos meus posts, como aquelas pessoas intelectuais que gostam de apelidar génios aqueles que fazem coisas insignificantes. E eu fiz algo parvo e que é mesmo uma cretinice, porque não estruturo bem os meus textos e é esse o problema, e não nenhuma genialidade!).

Porque eu, muitas vezes, faço os posts pensando como ficam na oralidade.

Daí ouvir (e ler) comentários sobre pessoas que acharam que eu tinha uma opinião sobre dada coisa e afinal, não era bem assim, como aconteceu nos comentários do post dedicado à edição do festival da canção deste ano.

Portanto, tenham cuidado com a ironia neste blog.

É isso e com as dores de cabeça.

Depois de ficarem tanto tempo agarrados ao computador, é o que pode acontecer...

2 comentários:

  1. Mea culpa não ter percebido nesse post xD

    Uma coisa é a ironia outra é a ambiguidade do discurso, quando uma coisa pode ser lida de várias maneiras diferentes. E se há situações em que se percebe claramente que estás a gozar, outras há que deixam dúvidas e o discurso não é claro. Eu preferi entender que estavas a abordar o assunto de uma forma algo "séria"... porque o post pode ser lido efectivamente assim e não encontramos nenhuma contradição.

    O problema da ironia na escrita é a falta de suporte visual para a comprovarmos. Para isso foram inventados os smiles para tentar colmatar essas falhas.

    Daí que seja muito diferente eu dizer:

    «Rui és um banana.»

    de

    «Ó Rui, tu és um banana! xD»

    Na segunda frase o vocativo, o ponto de exclamação e o smile, ajudam a perceber uma intenção claramente diferente da primeira frase.

    Não sei bem onde quero chegar com isto. Talvez apenas para que a culpa não é necessariamente tua, mas às vezes os teus posts são ambíguos e não é muito fácil perceber quais são sérios e quais são irónicos, não estando a olhar para a tua cara...

    ResponderEliminar
  2. Grande aula de Português!!! xD

    Pois, eu sei que por vezes o que eu escrevo pode causar confusão... Irei tentar ser mais explícito daqui para a frente.

    ResponderEliminar

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).