quinta-feira, 8 de abril de 2010

Coisas que me irritam (nº 18) - O Acordo Ortográfico

Como o Miguel Sousa Tavares, no seu programa «Sinais de Fogo», na SIC, falou (e bem!), sobre este "acordo", acho que chegou a altura de me expressar sobre esta temática. É um pouco tarde, mas acho que ainda é importante falar desta destruição da nossa ortografia, porque até hoje, não encontrei ninguém que estivesse a favor deste acordo, até como disse o Sousa Tavares.

Acho que vou estar todo este post a repetir frases ditas neste programa, mas aqueles 5 minutos que ele usou para falar nisto resume totalmente a minha opinião deste desacordo, que só entrará mesmo em vigor em 2012.

Por isso, aviso já, não me acusem de plágio, mas é que a minha opinião reflecte-se totalmente na dele!
Este acordo, vamos lá a ver, serve para unir os países de língua portuguesa, mas não vejo quais são as vantagens de eu dizer fato em vez de facto e correção em vez de correcção.

Isto é que vai melhorar os negócios dos países de Língua lusa? Não me parece.

Aliás, se fosse assim, teríamos de falar todos com o mesmo sotaque e com as mesmas gírias, o que não convém nada.

Agora, dizendo que tirando as consoantes mudas às palavras nos vamos dar melhor negocialmente com os países de Língua Portuguesa, acho que estamos muito mal, mas muito mal mesmo...

Afinal, não repeti tanto o que o Sousa Tavares disse, porque este post era para ter sido oublicado na segunda-feira, mas não tive tempo. Portanto, as memórias todas que eu tinha do programa desvaneceram-se.

Mas lembrei-me de algumas coisas, não todas.

3 comentários:

  1. Anónimo8/4/10 23:30

    LOL, também é uma coisa que me irrita, é completamente ridiculo.
    Facto, Acto,etc.
    Mas o que é isto?Estas palavras têm uma maneira de ser escritas e uma maneira de serem ditas(que não é tão diferente assim), agora temos de escrever como os brasileiros não? A língua portuguesa está a perder-se.
    Fizes-te bem em falar nisso no blog :)
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Pá eu ate nem acho mal não é?
    Isto assim é otimo , pudemos escrever insetos das duas maneiras nos testes e as "storas" não podem por errado. Este sim é o ato da malandragem escrita e é um fato que os brasileiros são mais que nós.
    Mas ainda assim faz-me um pouco de impressão ...

    ps. o teu estúpido blog não identifica as palavras :
    -> ps.
    -> blog
    -> ótimo
    -> insecto
    -> "storas"
    -> fa(c)to
    Ainda não deve ter lido o acordo ortográfico -.-'

    ResponderEliminar
  3. essa do meu blog não dentificar as palavras não percebi. Ou então, o meu blog é dotado de muita inteligância e estava a tentar travar os comentários de certas pessoas burras...

    :D

    ResponderEliminar

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).