domingo, 28 de março de 2010

Coisas que me irritam (n.º14) - a rivalidade Lisboa VS Porto

Como tripeiro de gema que sou, e estando a escrever estas linhas no Porto (sim, eu estou cá outra vez), acho que é bom gastar um post do meu blog para falar deste tema, pois há CERTAS PESSOAS que por acaso não costumam ler este blog mas que deviam ler, que são Lisboetas, que estão sempre a dizer que no Porto é tudo corrupto e que todos comemos tripas todo o santo dia.
Já faltava dizerem que os Portuenses se mascaram de Pinto da Costa!

E, se HOUVER UM PORTUENSE E PORTISTA NA TURMA DE UMA ESCOLA LISBOETA (que é o meu caso), é-se sempre alvejado de críticas, por se ser de uma minoria!
Os Lisboetas costumam dizer que o futebol portuense é corrupto, por causa de uma MEIA DÚZIA DE GATOS PINGADOS. Mas o futebol continua!
Aliás, o FCP teve um dos maiores homens do futebol português, o José Maria Pedroto! Não é por causa do Pintinho da Costa que todo o FCP é corrupto.

E não é só o FCP que é corrupto! OS OUTROS DOIS CLUBES DOS BEM-QUE-FICAS E DOS DESPORT-INGS também tiveram as suas fases de corrupção! Portanto não me venham cá com histórias!

E os Lisboetas costumam dizer que o Porto é muito negro, e que as pessoas são muito más e coiso e tal. Por outro lado! O que o Porto não tem em clima, tem na simpatia e hospitalidade dos seus habitantes! Coisa que, na minha opinião, Lisboa não tem, pois as pessoas são muito sisudas e carrancudas, na maioria!

Mas os Portuenses também dizem mal dos Alfacinhas! Eu, que tenho metade da minha família tripeira, também ouço certos devaneios sobre Lisboa.

E eu, como gosto das duas cidades, tenho de desmistificar alguns preconceitos que existem entre ambas!

O que acontece em Lisboa, em relação ao futebol, acontece no Porto ao contrário! Se numa turma de uma escola no Porto, houver um desportinguista ou um bem-que-fiquista, é completamente enxovalhado! (e eu ficava tão contente de ver isso... eheheh)

Mas certos Portuenses dizem que os Lisboetas gostam muito de comer alface. Eu não sei se isso era no gozo, mas na verdade, é muito raro ver um Lisboeta a deglutir este vegetal verde.

E, enquanto que os Lisboetas dizem que os Portuenses são corruptos por causa do Futebol, os Portuenses também dizem que os Lisboetas são corruptos, por causa... dos bancos...
E agora, vou ter de entrar a defender Lisboa. Lá por meia-dúzia de gatos pingados ser corrupta (iii estou a ter um dejá-vu agora...), não quer dizer que os Lisboetas também o sejam.

Para terminar, gostava de dizer que as duas cidades são duas fontes ricas de cultura, e o Porto é também cidade da cultura!
E as duas cidades têm os seus defeitos e qualidades!
Podiam parar com as rivalidades e preconceitos?

Vá lá.

Façam-me lá esse favorzinho!

E isso começa pelas pessoas que costumam ler este blog!

E agora, um final piroso, que soa mal, completamente despropositado:

Se todos contribuírem para esta causa, o mundo será mais feliz e fraterno.

E já agora, feliz Natal, outra coisa despropositada para esta post.

Adeusinho!

1 comentário:

  1. Eu degluto esse vegetal verde.

    Mas, seriamente, gostei do post! Viva o Porto e Viva Lisboa! ahah

    ResponderEliminar

Se chegaram até aqui e tiverem alguma mensagem, crítica, ou opinação a fazer em relação ao que acabaram de ler, façam o favor de o escrever aqui. A gerência agradece e responde (se não forem nenhum príncipe da Malásia que tem 10 milhões de dólares para me oferecer, claro).